GDC 2019- Segundo dia do evento
|Mais palestras e anúncio do Google sobre novo serviço de cloud game.
O segundo dia do GDC 2019 foi marcado pelo anúncio muito do Google sobre um novo serviço que eles estão para lançar ainda no ano de 2019.
Google Stadia
Stadia é o nome que o Google escolheu para seu novo serviço de game cloud. Nas palavras de Phil Harrison, executivo da Google que já passou pela Playstation – Sony e Xbox – Microsoft, “Stadia vai oferecer acesso aos jogos de forma instantânea”. O jogador vai poder jogar todos os jogos da plataforma sem a necessidade de fazer download ou instalação dos mesmos.
Quando o serviço for lançado, os jogos poderão ser transmitidos da mesma maneira para laptops, desktops, TVs, tablets, and celulares. Essa flexibilidade de mudança de aparelho dando continuidade ao gameplay, foi demonstrada no GDC 2019 Google Keynote.
Mesmo que outros serviços como Playstation now e Xbox xcloud tem grande potencial de mercado, Google deu uma demonstração do seu poder de inovação. Com seu vasto sistema de data centers espalhados pelo mundo, não vai ser muito dificil do Google alcançar o que prometeu. Agora basta esperar o lançamento que está previsto ainda para 2019.
Descoberta, financiamento e venda
No segundo dia da GDC 2019, eu tive a oportunidade de assistir a diversas palestras sobre como se preparar para o lançamento, conseguir dinheiro para lançar o jogo e como ganhar dinheiro com os jogos.
Muitos desenvolvedores novatos se concentram muito em como conseguir lucrar com os jogos mas uma das coisas mais importantes é como se preparar para o lançamento do jogo.
Praticamente todos os palestrantes desse tema se concentraram em enfatizar o fato de que os desenvolvedores, indies ou não, precisam se preparar para fazer o lançamento perfeito.
O que isso quer dizer?
O desenvolver precisa cultivar a atenção da comunidade para que seu jogo receba a atenção devida desde de o início dos trabalhos. Muitos desenvolvedores se concentra apenas no desenvolvimento do jogo e se esquecem da comunidade (potenciais jogadores).
Outro fator importante é o fato de que a maioria dos desenvolvedores indie, dependem de alguma forma de investimento externo para dar continuidade ao desenvolvimento do jogo.
Como atrair a atenção da comunidade
Algumas das maneiras mais simples de atrair a atenção de potenciais jogadores é por mostrar o trabalho desde o início. Tem muitas pessoas que gostam de acompanhar o desenvolvimento de um jogo e assim começam a se tornar fãs e ao mesmo tempo contribuir com feedback de possíveis problemas ou características que gostariam de ver no jogo.
Existe vários sites especializados em games. Além disso, o desenvolver pode usar o poder das mídias sociais para mostrar o progresso do desenvolvimento do jogo.
E por fim, é essencial que o jogo tem seu próprio site para que as pessoas possam encontra-lo e também para manter a comunidade informada sobre novidades.
Como conseguir investimento
Existe maneiras de conseguir investimento para seu jogo. As mais mencionadas durantes as palestras foram:
- Bootstrap – O desenvolvedor usa seu próprio dinheiro para tocar o projeto.
- Kickstarter – Quando o jogo já está bem avançado e com possível data de lançamento, muitos desenvolvedores utilizam a plataforma Kickstarter para conseguir fundos para terminar o jogo.
- Publisher – O desenvolvedor busca uma empresa que ficará responsável para fazer o lançamento e venda do jogo. Enquanto o desenvolvedor se concentra em terminar o jogo.
- Ações – Alguns desenvolvedores transformam seu jogo numa startup e vende parte dela como forma ações onde os compradores passam a ter uma parte do jogo e lucro quando o jogo for vendido.
Existe outras opções disponíveis mas essas são algumas das mais populares.
GDC Expo
Amanhã começa a GDC Expo, onde várias empresas desenvolvedoras de jogos vão mostrar seus trabalhos para a comunidade. Essa é uma grande oportunidade para que as pessoas possam conhecer novos jogos e também para que os desenvolvedores possam buscar negócios para ajudar no lançamento e venda dos seus jogos.
GDC – game developer conference