Como finalizar seu jogo?
|Uma das coisas mais difícies no desenvolvimento de jogos é FINALIZAR o jogo. Quem desenvolve jogos sabe disso. Todos os dias você tem dezenas de novas idéias sobre jogos interessantes. Escreve-as num papel ou num documento no computador e começa a desenvolver um protótipo. Em meu caso eu começo a desenvolver a maioria dos jogos que idealizei mas eu acabo por terminar a minoria deles.
Qual o problema então?
Particularmente no meu caso é a motivação. No dia da concepção da idéia, a motivação estava em um nível muito alto mas com o passar do tempo ela vai se acabando. Isso se dá por dois motivos principais; falta de tempo e baixa perspectiva de resultados.
Falta de tempo
Um dos grandes problemas de ser um desenvolvedor indie é a falta de tempo. Quase todos nós tem um trabalho, alguns ainda estão na faculdade e outros ainda tem familia. Dai o tempo fica curto para desenvolver todos os projetos que idealiza. Em um único mês eu provavelmente penso em desenvolver uns 10 jogos diferentes e acabo por terminar apenas 1 ou dois no máximo.
Baixa perspectiva de resultados
Outro grande problema é a baixa perspectiva de resultados tanto do lado monetários quanto no reconhecimento da comunidade. De todos os jogos desenvolvidos, indie ou grandes empresas, apenas uma pequena porcentagem consegue algum espaço.
Com certeza para grandes empresas com orçamento para marketing fica muito mais fácil. Mas para desenvolvedores indie é extremamente dificil ter um jogo no top 10 de qualquer mercado, plataforma ou país.
No meu caso eu estou tendo sucesso com jogos HTML5. Eu consigo ganhar dinheiro com venda templates ou jogos e também por desenvolver jogos para clientes. Eu gostaria muito de ter sucesso no mercado mobile mas atualmente está muito complicado pela quantidade de desenvolvedores e muito caro para comercializar os jogos.
Qual a solução para terminar os jogos?
Uma solução viável que encontrei foi de criar um sistema organizacional onde eu apenas trabalho num projeto de cada vez. Apenas começo outro projeto depois que terminar o que estiver fazendo naquele moemento independente de quanto potencial tem. Isso ajuda a me concentrar numa coisa de cada vez.
Isso eu não faço apenas para desenvolvimento de jogos, utilizo o mesmo sistema para meu canal do Youtube e outros projetos que tenho.
A única exceção é quando eu tem um projeto de cliente pago que tem data pre-definida para terminar. Esse é o único caso que eu paro o que estou fazendo para começar algo novo. Mesmo assim eu sempre estipulo uma data confortável para terminar o projeto do cliente que não venha interferir nos meus projetos pessoais.
Se você já passou por esse problema compartilhe conosco sua experiência!
Você tem razão sobre as dificuldades de se terminar o que começamos.
Estou a alguns anos aprendendo sobre games e já desenvolvi vários, com várias ferramentas e o mais complicado é gerenciar o tempo, já que não vivo do desenvolvimento de jogos, mas é uma atividade que me dá muito prazer.
As dificuldades existem, mas para quem quer iniciar eu recomendo – a experiência de desenvolver um mundo só seu é incrível.
Existe também a questão da experiência e é preciso desenvolver muitos jogos pequenos antes de se tentar algo maior.
Atualmente estou desenvolvendo meu maior jogo (de exploração espacial em 2d) e as vezes bate um desânimo e vem aquela “voz interna” dizendo: porque vc esta fazendo isto? Quando isso acontece eu apenas penso: “É o seu trabalho, apenas faça!” e sigo em frente.
Outra dificuldade que encontro é a troca de experiencias já que não conheço ninguém (do meu convívio próximo) que desenvolva para trocar ideias, então faço tudo sozinho.
No geral, a experiência de desenvolvimento tem sido bem gratificante.
Sucesso a todos!